terça-feira, 24 de maio de 2011

Prato de faiança de Miragaia (?)

Comprei este prato na feira de Algés.Banca no chão, estrategicamente posto a um canto, sozinho , uma técnica para chamar a atenção.
Adorei o prato pela cor  monocromática a azul cobalto e aguada azul claro . Decoração do rebordo  floral em estampilhado. Interessante constatar o fabrico em série , no caso se nota muito bem a ligação da estampagem a stencil,  ingénua e atabalhoada, ornado no rebordo da aba a filete azul , igual a contornar o covo seguido de outro largo numa tonalidade mais clara. 
Ao centro uma jarra florida em azul cobalto tal como na estampa da aba.

  • Tardoz do prato esmalte branco reporta para fabrico  norte,  Miragaia (?).


Deixei o arame feito à medida, apenas o envernizei com verniz. 
Curiosamente tenho alguns pratos com estas aranhas feitas manualmente, acho-as uma delícia. Muito porque a altura que foram feitas, ainda não se vivia em globalização, o conhecimento era escasso e mesmo assim a forma, a ideia e o material foi passado de terra em terra ainda se encontram nas mais variadas peças e regiões. 
Fico estupefacta com estes saberes antigos e a forma como eram transmitidos.
  • Atribuir o seu fabrico  ao norte com certeza -, Miragaia (?) a  não estar marcado, dos finais do século XIX.
  • Atendi ao esmalte branco ao azul cobalto e ao azul claro e à decoração do motivo central minuciosa quer da jarra quer das flores.

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...