terça-feira, 21 de junho de 2011

Faiança de Miragaia (?) motivo cantão popular

  Travessa cantão popular de Miragaia século XIX (?)
Quando a comprei apresentava por dentro uma falha no vidrado a toda a volta, julgo estaria arrumada com outra mais pequena que ao encaixar, e mais utilizada durante anos a fio sempre no retirar e arrumar de novo a  danificou no vidrado ficando a de baixo, a minha  esbeiçada sem esmalte algum, a toda a volta,  ficando à mostra o barro branco levemente amarelado. Restaurei-a.
Tardoz da travessa oitavada de esmalte brilhante  branca de pasta homogénea.


A distorção do desenho original Cantão com as pontes que delas aqui fizeram barcos sendo que a de baixo leva dois remadores com remos debaixo dos braços. 



A forma das cúpulas das torres, o suposto salgueiro de cinco ramos ladeado por uma árvore tipo estilizada muito desenhada neste motivo a norte além das duas portas no casario  com as ombreiras curvas dão a sensação de "olhos com sobrancelhas".

Visível nos cantos nervuras ou vincos na massa, esmalte branco translúcido atribuído a  Miragaia.



Prato em motivo Cantão Popular numa variante que diria "Contemporânea" apresenta esmalte melado que irradia beleza do azul do motivo, pode ser fabrico final de Miragaia(?)






As diversas variantes portuguesas designadas por " Cantão Popular " não são mais do que variantes do Cantão da Companhia das Índias, mais tarde por influência da loiça inglesa, vários motivos, sendo o motivo Willow  pattern, o padrão do salgueiro muito pintado, surgido em Inglaterra no século XVIII como suposta transposição de um motivo chinês ilustrativo de uma lenda amorosa que alegadamente lhe estava associada, apresenta por sua vez inúmeras variantes, tal como o nosso Cantão Popular, que Sacavém produziu na Real Fábrica e depois mais tarde com o modelo Chorão


Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...