quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sacavém com publicidade

Taça para  marmelada . De vez em quando compro uma peça de "Sacavém" que acho especial .Sem ser a minha fábrica favorita -, tenho algumas peças que gosto, acredito vir a comprar mais umas quantas. A última foi esta taça em retangulo comprada na feira de Paço d'Arcos a um preço banalíssimo. No entanto já conhecia a peça, em tempos andou uma outra  igual noutro vendedor que parece só vender a colecionadores...caríssima.
O vendedor disse-me que também aparecem outras iguais com a inscrição de uma confeitaria de Coimbra. Tenho de descobrir uma dessas. Então não é a minha terra!
Gosto da particularidade do verde, uma das minhas cores prediletas e do nome "MARMELADA" .
Lembra-me a infância, quando a minha mãe a fazia em casa, cortava os marmelos com uma faca de ferro para oxidar - ficava vermelha a nossa favorita em relação à amarela cortada com a faca inox. Na mesa enchia as tacinhas de vidro pequenas que cobria com papel vegetal  cortado em redondo com a tesoura que punha estrategicamente no parapeito das janelas da sala de estar  a secar ao sol. A minha irmã louca por marmelada ia às escondidas com o dedo e roubava-a quase toda...em todas as taças.
A marmelada sabia melhor acabada de fazer do que depois de seca.

Estante com algumas peças Sacavém
Decidi pô-la na estante da saleta junto a algumas peças da mesma fábrica. Conseguem visualizar (?) ..a molheira decorada a verde e castanho, a pequena branca, a grande não 
está marcada pode ser também(?). 




Marca impressa na pasta(?)
  Em baixo a taça debruada a cerise que recebi de herança .
Publicidade - AIYE LOJA - , acho um espanto.
Já agora as malgas brancas  são da Lusitânia e a leiteira às  pintas verdes - Cesol de Coimbra.
Em cima um prato "ratinho" de Coimbra e outro com o mesmo motivo mas já da OAL de Alcobaça.

  
Em baixo três travessinhas da região de Aveiro.
Vidros, relógios e objetos de fazer a barba.

Uma caneca da Viúva Lamego  e outra do norte(?)

  
A taça da Marmelada - a ideia é oferece-la à minha filha para a sua nova casa. Julgo que será apelativa numa estante noutro ambiente, será sempre uma peça que se olha, observa e faz rir.

Com a variante com a publicidade de uma loja em Coimbra comprada em Ponte de Sôr a um colega de Coimbra...muito usada - escura tipo gordura .
Obrigada Hector pelo reparo. 
Assim devem ser os amigos verdadeiros.
Estar atentos, ensinar e partilhar. 
Bem haja pela continuidade da cortesia no meu blog.

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...