quarta-feira, 4 de julho de 2012

Faiança de fabrico de Coimbra ou Vilar de Mouros (?)

Hoje apresento dois exemplares  já postados anteriormente a que juntei um terceiro.
  • Prato  com ligeiro covo e aba levantada em massa malegueira fabrico início século XX (?). Esmalte cor de grão ornado ao centro por filete em amarelo em círculo - igual tom na bordadura da aba, representada por  ramos com cerejas .
Comprado na feira de Azeitão, era da avó da senhora que nele fazia o requeijão da zona da Beira alta. 
  •  No 1º impacto foi fácil a atribuição a fabrico de Coimbra (?) por apresentar cacterísticas de loiça "ratinho"(massa grosseira com buraquinhos).
  • Pintado com ramos de cereja a estampilha .




Sobre este belo prato - já falei dele - acho muita semelhança com o anterior.


Oferta do LuísY
  • Textura da massa, esmalte, filetes em amarelo e decoração ingénua parece pintura naif .
  • Apresentam a mesma decoração em círculos  ao centro em ocre, igual o filete no rebordo. As cerejas na Beira - o maior produtor e as flores serão das cerejeiras. A grega em azul cobalto é uma caraterística desta loiça à época.
  • Parecem ser uma produção do séc XX anos 20(?). 
  • Fica a dúvida se os dois pratos serão de Coimbra ou Vilar de Mouros, última fase?
Na feira das Caldas da Felgueira encontrei na banca do Vasco este pratinho com decoração semelhante ao postado acima -, só que noutras cores, em barro vermelho sendo o outro em barro amarelado. Os escorridos do esmalte no tardoz são exemplificativo de fabrico de Coimbra tal como a grega da decoração.
  • A 1ª vez que analisei o prato atribui o fabrico a Coimbra (?), sendo que fiquei com dúvidas se acaso não seria norte de fábrica insustrial.
Um grande fascínio - o mayor  - da faiança para mim - é ao admira-la incessantemente tentar descobrir a sua origem(?)...grande loucura  - não receio mudar de opinião - sou flexível tal como a faiança sem marca...Mas que me dá gozo, isso é inegável!

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...