sábado, 25 de agosto de 2012

Sacavém caixa para guardar escovas de dentes

  • Caixa em pasta fina parece porcelana ostenta como  marcas apenas uns círculos dentro da tampa e no tardoz da caixa.
Comprei-a na feira de Tomar - espólio de biblioteca de Santarém ( 120€ )...logo no começo da feira em meia dúzia de livros se converteu em 300€...um livro intitulado -  Salazar...um cliente ainda perguntou se tinha o de - Hitler, e outros... havia ainda uma caixa de ilusionismo ( que o dono dizia ser a melhor peça e ninguém lhe tocou... uma mostardeira Cintra de Sacavém(?) sem tampa que trouxe e esta caixa.
  • Deixei-a na casa de banho junto da bacia degolada, das navalhas de barba tudo encimado no armário por um penico a servir de floreira. Adorei esta aquisição!
Gostei da sua elegância  - ligeiramente abaulada ao meio, também da pintura em estampa sóbria em preto confere à peça destaque - claro, e do bom preço que o Sr Rafael me fez em fim de feira para colega.

  • Na feira de Oeiras à posterior encontrei num estaminé de chão uma tampa e uma saboneteira incompleta que comprei apenas porque tinha a marca -, corrobora a tese de fabrico SACAVÉM. 
  • As peças por dentro  apresentam manchas escuras -, revela a massa ser apurada mas não é porcelana como no 1º impacto se afigura.

  • Tenho um covilhete em oval que apresenta uma marca esborratada mas semelhante que aventa se tratar também fabrico Sacavém.



Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...