quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Encomenda do Estado Novo à Fábrica Sacavém para a Exposição Mundial Portuguesa

Há que tempos ando para fazer mais um post sobre Sacavém - no caso motivo "Espigas". 
Deu-me o mote o post da MARIA PAULA com um belo prato alusivo às Províncias ultramarinas que por acaso vi um  igual à pouco tempo numa feira da Linha, não comprei porque na verdade apesar de ser bonito só diz algo a quem conheceu essas terras, e delas nunca se esquece - no caso já tenho dois - é que há muito que tenho de reprimir aquisições, pois já os tenho de vender!
 
Partilho a informação de uma senhora de cariz inteletual numa feira em Ponte de Sôr " trata-se de uma encomenda mandada fazer à fábrica pelo Dr Oliveira Salazar, no Estado Novo, com a temática das atividades, usos e costumes  em : Portugal, Ilhas Adjacentes e Províncias Ultramarinas "  para a exposição Mundial Portuguesa que decorreu em 1940.
  • Os pratos sejam rasos ou de sopa apresentam a aba  em conchado côncavo, e no remate da bordadura  espigas em relevo alusivas ao pão sob pintura de várias tonalidades: verde ; castanho torrado, azul bebé, cor de rosa ( tenho um com esta cor e sem decoração ao centro, e recordo ver na casa do meu bisavô todos brancos sem estampa só com as espigas).
Posteriormente foram feitas versões com decorações estilizadas: barco à vela; patos; raminho floral e,...

Curioso nem sempre o motivo abrange o covo na sua totalidade - no caso confere a meu ver maior graciosidade do que um círculo restrito.
                                                
  Prato alusivo ás províncias ultramarinas
  • Tenho vários com motivos africanos: aldeia com mulheres e bacia de mandioca; homens a manobrar piroga; girafa;caçada ao hipopótamo e aldeia com palhotas, pessoas e animais.
  • Todos marcados
  • Decorações alusivas ao Continente,Portugal
Ceifeiras; Flores
Tenho um de Caçadores
Ando á procura da Pesca milagrosa.
Há produção mais recente com pinturas estilizadas, patos e flores...

  • FÁBRICA SOARES DO REIS NO PORTO
  • Prato com formato e decoração alusiva a Portugal não é de Sacavém 
Será da fábrica Soares dos Reis do Porto - perdi a foto de um igual marcado - só o mostro aqui para poderem analisar o tardoz como é totalmente diferente o formato, e por isso importante para se tirarem conclusões.
Não está marcado

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...