terça-feira, 19 de maio de 2015

Travessa oitavada em cantão popular fabrico do norte (?)

Perdi as estribeiras e comprei esta travessa.
Mais uma .Não resisti ao encanto dos corações na folhagem.
Ainda há muito vendedor ignorante em matéria de faiança, que  chama a este motivo "Miragaia". Ainda na última feira de Setúbal numa banca havia uma resma de pratos Aveiro neste motivo, uma senhora pega num e logo o vendedor  abre a boca "é um prato muito bom de Miragaia", timidamente ela responde, olhe que não, já li  sobre isto...ele interrompe-a e diz-lhe em tom estridente" se não é Miragaia é o quê, Alentejo?"
O vendedor até é homem formado academicamente, agradável, de trato fácil e afável, mas neste episódio esteve imensamente mal!
Porque a senhora sabia do que se tratava.Informa-se, porque tem interesse e assim é que é o certo.
Depois o dever do vendedor é explicar, e jamais falar por falar, no pior gozar.
O que fez, descredibilizando a potencial cliente.
Usou de atitude incorreta na venda.

Travessa oitavada, no motivo cantão popular, em cor monocromática azul e aguada, sob fundo branco.
Encanto das árvores, o suposto salgueiro, a ladear o pagode, com folhagem descaída típicas na pintura do norte.
Porém esta folhagem é salpicada com corações.O que indicia o pintor ser pessoa de afetos.
 Rebordo recortado nos cantos
Motivo central ocupa todo o fundo com nuances de aguada azul a sobressair o desenho, limitado ao limite do covo por dois finos filetes em azul e dentro um largo em aguada.
A aba com grega e traços em diagonal delimitado por finos filetes  em azul e no meio largo em aguada.
No tardoz do pagode uma grande árvore estilizada, tipo araucádia, muito pintada no norte.
O mesmo das supostas meias luas como se fossem nuvens e dentro delas uma pinta.
Duas janelas com caixilho cruzado
Ao meio do pagode uma espécie de sinete, em circulo fechado, dentro dele um arabesco tipo "l"  com meia argola nos extremos.
Duas janelas com símbolos tipo olhos com sobrancelhas(?).
Entrançado da parede muito carateristico da pintura da Fábrica Bandeira.
Folhas em bico no tardoz do telhado à direita, evidencia fabrico norte.
Ponte sem remadores nem sobreposta, de bons arcos, evidencia norte, Darque assim as pintou.
Em rodapé do desenho central a forma do tracejado  indicia fabrico do norte.
Todo o desenho enfeitado com salpicos de supostas aves em forma de avião, típico do norte.
Junto aos pés das árvores arabescos em semi círculo, típico da pintura do norte, que mais tarde Aveiro copiou.
Pintura manual, produção século XIX.
Fabrico norte(?)
Supostamente de uma boa fábrica, sediada em Gaia. Santo António do Vale da Piedade, Miragaia, Bandeira, Darque, ou ?
Tardoz gateado  em esmalte branco , o mesmo do barro que se nota na esbeiçadela recente, evidencia ser de Lisboa. O que evidencia outra coisa IMPORTANTE -, seria uma grande fábrica que  comprava barro de Lisboa.

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...