quarta-feira, 20 de abril de 2016

Faiança floral em azul de Coimbra(?)

Encontrei este prato muito mal tratado, o que indicia o seu dono ter estima por ele (?), na vez de o deitar no lixo tomou a decisão de o colar, apesar de quando se partiu em muitos fragmentos.
Encantou-me pela delicadeza da pintura e da cor azul aberto.
Haveria de na mesma feira encontrar um amigo que me confidenciou ter comprado um prato com "gatos", deixando outro igual muito colado, de imediato disse-lhe -, trouxe-o comigo...
Tem a particularidade de ter um orifício na aba, que muitos clientes deixam de comprar, mas estará esta opção incorreta (?), porque o orifício exala a história do prato, no tempo que foi usado de pobreza extrema, em geral nalgumas casas  em que só o "home" comia num prato que se pendurava num prego, porque nem tinham armários, já os cachopos "picavam" comiam todos em redor  de uma bacia de faiança.
Aqui já com algum restauro
Apresenta um ramo floral ao centro, ao limite do covo e no rebordo um fino filete, sendo a aba preenchida por sequência floral . Pintura em estampa em cor monocromática azul.
O tardoz de esmalte pobre com marcas das trempes que evidenciam a fábrica também produzir pratos grandes

Fabrico de Coimbra(?) dos meados do século XX(?)

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...